Eugênio Invest
Forum Iniciantes
voltar para
lista geral
0
comentários
Sabia que Charles Chaplin fez fortuna investindo em ações? - 27/04/2014 | 16:21
Fantástico, fabuloso, histórico e ao mesmo tempo super atual: #mustread! É assim que defino o livro recém-lançado pelo já consagrado Ivan Sant´Anna.

O autor nos presenteia com um enredo sobre os bastidores da quebra da bolsa de Nova York em 1929, uma crise sem precedentes. Com riqueza de detalhes a narrativa discorre sobre como era a vida de algumas pessoas antes do mercado financeiro colapsar, e o impacto sofrido por cada uma delas.

A narrativa se baseia em dois sentimentos: a ganância e o medo - que são os sentimentos que movem os mercados - evidenciados através de personagens contrastantes (ricos/pobres, famosos/anônimos). Entre eles, o ator Charles Chaplin, o músico Irving Berlin, o político Winston Churchill, Adolf Hitler, o empresário Henry Ford, o professor Irving Fisher, o banqueiro John Pierpont Morgan, a multimilionária Helena Rubinstein, o empresário John D. Rockefeller, o lendário Jesse Livermore, a vidente Evangeline Adams, o carteiro Homer Dowdy, o engraxate Pat Bologna e a jovem Jolan Slezsak. A leitura é leve e divertida.

De um lado estavam os "touros", do outro, os "ursos" - esses termos vêm da época em que touros lutavam contra ursos para diversão dos garimpeiros durante a "Corrida do Ouro" do final da década de 1840, na Califórnia. Como o touro ataca de baixo para cima com os chifres, e o urso de cima para baixo com as patas, vem daí a analogia. Os touros são os otimistas de plantão - apostam na alta do mercado - e os ursos são pessimistas - apostam na queda das cotações.

Os crashes de 24 e de 29 de outubro (mais conhecidos como "quinta-feira negra" e "terça-feira negra"), reverberaram mundo a fora, impactando todas as bolsas e mercados do mundo. E enterrando definitivamente o sonho dourado e ilusório dos "esfuziantes anos 20", época em que, muitos acreditavam numa sociedade em que todos seriam ricos, e na prosperidade permanente.

Leia mais aqui  http://goo.gl/JTlE7s.
Clique para visualizar
Avalie o post
(0)
Comentários  
 



Próximo Chat
Não existem chats cadastrados